Coordenador : Roseane Moreira Sampaio Barbosa
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388544.2199.125579.17012023
Departamento/Setor: MNS
Área Temática : Saúde
Tipo: Programa
Publico Alvo : Nutricionistas, gestores, merendeiras, membros do Conselho de Alimentação Escolar, agricultores familiares e agricultores familiares urbanos, alunos de graduação e pós graduação.
Local de atuação: A formação para atores do PNAE será in loco nos 10 municipios monitorados pelo CECANE-UFF; Os 2 Encontros de Formação para membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) será no formato on line para atender os CAE dos municipios do Estado do Rio de Janeiro As Oficinas de Fomação em Agroecologia e acesso ao mercado institucional público.serão realizadas na Faculdade de Nutrição Audiencia pública com agricultores familiares e acompanhemnto da chamada pública para compra da AF pelos servições de alimetação ( RU, coluni e creche) da UFF também será realizada na faculdade de Nutrição e as reuniãos do GT de compras públicas na reitoria As Oficinas de compostagem serão realizadas em 7 escolas municipais de Niterói.
Objetivo
-Contribuir na formação dos atores do PNAE como agricultores, agricultores familiares urbanos, conselheiros da Alimentação Escolar, pedagogos, professores, diretores, merendeiras de municípios do Estado do Rio de Janeiro. - Contribuir na formação dos discentes que tenham interesse no tema da alimentação escolar - Contribuir na formação de nutricionistas do PNAE. - Contribuir para o fortalecimento do PNAE. - Apoiar o processo de chamada pública para compras de alimentos da Agricultura familiar para os serviços de alimentação da UFF -Realizar oficinas de compostagem nas escolas de Niterói
Resumo
O Programa interdisciplinar de formação no âmbito da alimentação escolar tem como eixo central a formação dos diferentes atores envolvidos no PNAE de municípios do estado do Rio de Janeiro para o fortalecimento da execução desta política pública. As ações são desenvovidas de forma articulada para atender diferentes atores envolvido no PNAE 1)Formação in loco de atores do PNAE de 10 municípios que serão monitorados pelo CECANE- UFF, e mais 5 municípios vizinhos, com duração de um dia e carga horaria de 8 horas 2) Formação para membros do CAE: 2 eventos on line com duração de 1 dia e carga horária de 8h/cada 3) Formação para agricultores familiares urbanos. 4) Realização de audiência pública com agricultores familiares para compra de alimentos para UFF 5) Apoio a chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar para a UFF.